quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Tipos de Roqueiros"


Tipos de rockeiros

 

1)     Dark Rockers


Darks são rockers mais ligados à crenças ocultas e sons mais bizarros, sempre pendendo para um visual "vamp". É a galera do "Satan rulez!"

Itens indispensáveis no visual de um dark:
Crucifixos, Capas pretas, maquiagem preta contrastando com a pele branca (usar pó), olhos em realce e botas. Se você preferir, use lentes de contato ou roupas de couro. Mas atenção: cabelo pretão é exigência.
 




Bandas que adotam o visual Dark:
Cradle of Filth, Type O Negative, Mercyful Fate, Immortal...


2) Rockeiros das antigas

Quando tudo começou, a coisa era muito diferente! O visual dos rockers era bem mais comportado... E VIVA AO TERNINHO!





3) Glam Rockers

Glam vem de glamour... uau! Conclusão, hein? Os Glam rockers são as espécies mais raras do rock n´roll. Primeiro lugar: é muito difícil ser glam e segundo: as bandas desistiram de ter um visual diferente e hoje em dia se vestem como qualquer paraíba que você vê nas ruas... Difícil? Pra caramba! Tem que ter uma super personalidade e não ligar para os preconceitos... dê uma sacada:

Itens indispensáveis no visual de um glam rocker:
Batom, blush, delineador, luvinhas, laquê, pulseiras, brincos, pluminhas, calças justas, estampas de onça ou qualquer outro bicho, bastante cor-de-rosa, sapatos de bico fino, poses e pelo menos duas mulheres semi nuas ao lado .








Bandas que adotam o visual Glam:
Poison, Pretty Boy Floyd, Tigertailz, Cinderella, Faster Pussycat....


4) Grunges

Filhos de Kurt Cobain, os grunges surgiram nos anos 90 usando um visual bem mais simples do que o de costume nos anos 80.

Itens indispensáveis no visual de um grunge:
Calças rasgadas ou bermudas até a canela, tênis all star, camisa de flanela, cabelos bagunçados








Bandas que adotam o visual Grunge: 
Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Silverchair, Foo Fighters, Mudhoney...


5) Posers

Os Posers normalmente são os que mais fazem sucesso com a mulherada e pelo menos metade das bandas dos anos 80 tinha posers do comando. Também são raros hoje em dia, mas se você procurar, acha :)

Itens indispensáveis no visual de poser:
Bandana, cabelão, toneladas de pulseiras, calças de couro ou jeans justo rasgado, correntes, lápis no olho e ás vezes até um brilho labial, sapato de bico fino, tatuagens...




 
 




Bandas que adotam o visual Poser: 
Guns N Roses, Skid Row, Motley Crue, Extreme, White Lion, Danger Danger, Bon Jovi, LA Guns, Aerosmith, Firehouse...


6) Punk Rockers

Final dos anos 70: um bando de malucos resolve sacudir o rock! Cheeeeega de solos complicados, cheeeeeega de músicas longas e bem trabalhadas! O lance agora era fazer um som simples e de coração, pra pura diversão ou protesto.

Itens indispensáveis no visual de um punk:
Cabelo moicano (verde ou roxo de preferência), correntes, calças de couro MUITO apertadas ou jeans rasgado, pulseiras de "spike" e um medalhão "anarchy" no pescoço... Mas lembrem-se: se você é da vertente Ramone, um calça jeans apertada e uma jaqueta de couro são suficientes!






Bandas que adotam o visual Punk: 
Sex Pistols, Ramones, The Clash...

 

História e Origem do Rock


História do rock  - o “ar “ dos rockeiros

o rock’n’roll é música negra. Como o blues, o samba e o hip hop, o rock nasceu da escravidão e tem suas origens na migração forçada de milhões de africanos, que foram tirados de suas aldeias e jogados em terras estranhas. Todos esses gêneros musicais têm duas características comuns, herdadas da África: a primeira é a predominância de uma base rítmica constante e repetitiva; a segunda é a utilização da música de uma forma emocional e espiritual. Nas colheitas de algodão dos Estados Unidos, os escravos cantavam para celebrar sua espiritualidade e seus ancestrais. Também cantavam sobre as mazelas da escravidão, estabelecendo assim uma relação direta entre sua música e a realidade social. O rock herdou essa capacidade de radiografar o presente.

Na época, a sociedade americana começava a abandonar preconceitos seculares. De uma certa forma, a explosão do rock simbolizou uma América nova, mais liberal, próspera e livre das dificuldades econômicas do pós-guerra. Adolescentes brancos começaram a curtir uma música antes relegada a salões de baile nos bairros negros e pobres.
 
 
A Origem
 
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.
            O rock na década de 1950 : primeiros passos
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.
O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.
A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a 
Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.
O rock nos anos 70 : disco music, pop rock e punk rock
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.
Anos 80 : um pouco de tudo no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.
Anos 90 : década de fusões e experimentações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.
O Rock no Brasil
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.



 
 

Entrevistas

Fizemos uma entrevista com dois “tipos” de roqueiros para que vocês possam entender melhor algumas diferença entre eles. ( Ficou em dúvida sobre oque é “tipos de roqueiros”? CLIQUE AQUI )

Entrevista com um poser e um punk rocker :

“O que é ser roqueiro? “

Poser:  “ Está pergunta é irrespondível O.O “

   Punk Rocker :  Ser roqueiro (a) não é a roupa que você veste, e sim o jeito que você pensa e as músicas que você ouve, claro. Porém não adianta por*a nenhuma você ouvir   rock o dia todo e não se importar com o que acontece a sua volta, julgar os outros sem antes conhecer e outras babaquices do tipo.”

“Como você percebe o jeito que a sociedade te vê ? “

Poser : “eles tem muito preconceito, acham que todos somos ‘vagabundos’, e anti-cristo,nem todos acham isso, mas a maioria ... minha mãe acha,haha”

   Punk Rocker: ( responde com algumas frases da música “aloha” do legião urbana ) :

“Será que ninguém vê o caos em que vivemos, os jovens são tão jovens e fica tudo por isso mesmo”

“Todo adulto tem inveja dos mais jovens”

“… não há ninguém para ajudar, a explicar porque que o mundo é esse desastre que ai está”

"Você acha que - gostar de rock - é uma fase ?"
Poser : “depende, pra algumas pessoas é, principalmente na adolescência que os jovens são mais rebeldes”
Punk Rocker : “ Ok, eu tenho 16 anos, talvez daqui a uns 5 eu não seja mais tão alucinada a ponto de chegar 10 horas antes no local de um show para ficar lá na frente, mas eu não vou ter vergonha de contar que eu já fiz isso!
Por mais que seja difícil admitir, eu provavelmente vou mudar muito ainda as minhas opiniões, e essa fase “roqueira revoltada” pode passar…Mas pode não passar também, existe sim essa possibilidade.
A questão é O ROCK NÃO É SÓ UMA FASE, o rock é a parte melhor de uma fase!”




E ai , perceberam as diferenças e as semelhanças entre essas duas ramificações de roqueiros ?


Agradecimentos :

          

                                           

A “Punk Rocker” Samara -16 anos                      
          O “poser”  Vitor  – 15 ano