segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bibliografia


História do rock  - o “ar “ dos rockeiros :

O rigem do Rock : 

Tipos de rockeiros: 

A entrevista com Samara teve as respostas retiradas de:  samiramotta.wordpress.com/

A entrevista com Vitor Guerra foi autorizada pelo próprio, contendo sua assinatura por escrito. 

Curiosidades Especificas

Algumas curiosidades especificas do Rock :


A lista a seguir foi montada pela revista New Music Express.

"Terry & Julie", mencionados na letra "Waterloo Sunset" de 1967 da banda THE KINKS, são possivelmente os atores Terence Stamp e Julie Christie.

DAVID BOWIE, também conhecido como Robert David Jones, teve aulas de arte com Owen, pai de seu velho amigo e também lenda do rock Peter Frampton, no Bromley Technical School.
DAVID BOWIE rejeitou tanto uma Ordem do Império Britânico (em 2000) quanto um título de cavaleiro (em 2003).

Os RAMONES tiraram o nome da banda de um pseudônimo usado por Paul McCartney quando dava entrada nos hotéis em seu período nos BEATLES: Paul Ramone.

Já imaginou o que inspirou o primeiro sucesso do WHAM em 1984, "Wake me up Before You Go Go"? Era um cartaz que Andrew Ridgeley colocava na porta de seu quarto para sua mãe, para lembra-la de o acordar antes de sair para o trabalho.

Brian Jones, guitarrista do ROLLING STONES que morreu em sua piscina no dia 3 de Julho de 1969, tocou oboé na música "Baby You're a Rich Man" dos BEATLES, na trilha sonora de "Magical Mystety Tour" em 1967.

A banda EMERSON, LAKE & PALMER em sua infame turnê de 1977 levou uma equipe de 63 roadies, incluindo um instrutor de karatê para Palmer e um médico particular. Também há rumores de que eles tinham um "roadie do tapete", que tinha o trabalho de transportar e estender o tapete persa que Lake levava para os shows. Ah, eles tambêm levavam junto uma orquestra com 70 membros.

O agente Tom Parker, antes do sucesso com seu pupilo ELVIS PRESLEY, comandou uma apresentação de galinhas dançantes.

Em Janeiro de 2002, "My Sweet Lord" de George Harrison substituiu "More Than a Woman" de Aaliyah no Top 1 dos singles no Reino Unido. Foi a única vez na história que um artista falecido tomou a primeira posição de outro artista falecido.
Frank Sinatra sempre contou às pessoas que "Something" era sua música favorita de Lennon-McCartney. Porém, a música foi escrita por George Harrison.

John Lennon uma vez cantou em um microfone coberto por uma camisinha para se proteger de choques elétricos. Ele estava tentando conseguir um som embaixo d'água para o hit dos BEATLES "Yellow Submarine" de 1966, mas ele nunca utilizou essa estranha gravação.

John Lydon do SEX PISTOLS e sua mulher Nora tinham passagens para o vôo de Lockerbie que foi explodido por uma bomba terrorista em 1988. Perderam o vôo pois Nora não conseguiu embarcar suas bagagens a tempo. O FOUR TOPS também deveria estar neste vôo, porém o perderam por conta de uma sessão de gravações atrasada.

O primeiro CD produzido nos Estados Unidos foi o lançamento comercial de BRUCE SPRINGSTEEN "Born in the USA" em 1984.

Formado em 1980, o REM levou nove anos até chegar ao top 40 do Reino Unido, com "Orange Crush" de 1989.

Alex Kapranos e Nick McCarthy do FRANZ FERDINAND se encontraram quando o último tentou roubar a bebida de Kapranos em uma festa em Glasgow em 2001. O resto, como eles dizem, é história.

Quando "Dark Side of the Moon" do PINK FLOYD finalmente deixou o Hot 200 da Billboard em Outubro de 1988, ele marcou o récorde de 741 semanas na lista.

Durante as sessões de "Black Holes and Revelations", o MUSE matou o tempo pegando alguns louva-deus vivos, os prendendo a foguetes e lançando em direção aos céus.

"Columbia", música do OASIS de 1994, contem um sample do político trabalhista Tony Benn.
Noel Gallagher fez uma aparição com o INSPIRAL CARPETS no Festival de Reading em 1990. Ele era uma das partes de uma vaca que entrou no palco durante o show - Gallagher também foi um roadie da banda.

Crescendo em Indiana, Axl Rose ia à igreja oito vezes por semana, cantava no coral e ensinava na escola de catecismo aos domingos. Provavelmente sem as calças coladas que usaria depois.

O hábito do baterista Keith Moon de explodir banheiros com fogos de artifício fez com que ele fosse banido das redes de hotéis Holyday Inn, Sheraton e Hilton até o fim de sua vida.

O verso "I am the eggman" na música "I am the Walrus" dos BEATLES se refere a Eric Burdon do THE ANIMALS, que tinha o hábito de quebrar ovos nos peitos das groupies.

O pai de Albert Hammond Jr. escreveu o clássico hit de 1987 "Nothing's Gonna Stop Us Now" do STARSHIP, que apareceu no filme "Mannequin" de Cher.

O único membro do ZZ TOP que não tem uma barba é Frank Beard.

O KAISER CHIEFS têm esse nome por causa do clube de futebol Sul Africano onde jogou o capitão do Leeds, Lucas Radebe. A banda é grande fã do Leeds United e em 2008 tocou no estádio do time, Elland Road.

O vídeo do single de 1991 "Unfinished Sympathy" do MASSIVE ATTACK foi dirigido por David Lynch da famosa série norte-americana "Twin Peaks".

O SMITHS foi forçado a mudar sua capa do single de 1984 "What Difference Does It Make?" depois que o ator Terence Stamp se negou a ceder sua imagem. Ele foi substituído por Morrissey.

O sucesso do AEROSMITH de 1998 "I Don't Want To Miss A Thing", usado no filme "Armaggeddon", foi originalmente escrito para Celine Dion pelo compositor Diane Warren.

O SUPER FURRY ANIMALS teve ninguêm menos do que Paul McCartney para mastigar aipo na sua música de 2001 "Receptacle for the Respectable", que aparece no álbum "Rings Around the World".

Os sons que você escuta quando usa o Windows Vista foram criados por Robert Fripp, lenda do rock progressivo e frontman do KING CRIMSON.

O single "Elephant Stone" de 1988 do STONE ROSES foi produzido por Peter Hook, baixista do NEW ORDER e lenda do rock de Manchester.

O clássico "Pet Sounds" do BEACH BOYS de 1966 foi nomeado depois de algo que Mike Love disse quando Brian Wilson mostrou a ele o novo material. "Quem diabos irá escutar isso?" ele perguntou, "as orelhas de um cachorro".

"London Calling" era parte de uma frase de efeito em um serviço de rádio da BBC no período da guerra ("Bom dia América, esta é Londres chamando"). Uma das músicas mais famosas do THE CLASH, com as letras compostas por Joe Strummer, tinha esse título.

O KILLERS tem esse nome por causa da banda ficcional que o NEW ORDER apresentou no vídeo do single "Crystal" de 2001.

Dave Grohld do FOO FIGHTERS tem o símbolo de seu herói John Bonham do LED ZEPPELIN tatuado em seu braço.

O MOTORHEAD, a banda mais barulhenta do mundo, era para ser originalmente chamada Bastard, algo que a banda italiana tributo a eles conhece, sendo conhecida como Bastradi. Outras bandas tributo são chamadas Motorkill, Overhead, Mauro Tolot Kilnister e Lemmy's Wart.

"Aqui estamos agora, divirta-nos" era o que Kurt Cobain dizia toda vez que entrava em uma festa para "quebrar o gelo". Ele depois utilizou essa frase no refrão do hit "Smells Like Teen Spirit" de 1991.

O solo de guitarra no meio do hit "Beat It" de MICHAEL JACKSON veio como cortesia de não outro senão Eddie Van Halen. Slash participa em "Black or White".

O padrasto de Mark Ronson é o FOREIGNER Mick Jones, o homem por traz de alguns hinos do soft rock dos anos 80 como "Cold As Ice" e o número 1 do Reino Unido "I Want To Know What Love Is".

O guitarrista de OZZY OSBOURNE, Randy Rhoads, foi morto quando era um passageiro em uma pequena aeronave tentando voar perto do ônibus da turnê da banda, mas que na verdade acabou atingindo a traseira do ônibus, perdendo o controle, e colidindo com uma construção.

Videos

As melhores músicas da História do Rock 

História do Rock Brasileiro


Veja outro video da história do rock clicando aqui.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Tipos de Roqueiros"


Tipos de rockeiros

 

1)     Dark Rockers


Darks são rockers mais ligados à crenças ocultas e sons mais bizarros, sempre pendendo para um visual "vamp". É a galera do "Satan rulez!"

Itens indispensáveis no visual de um dark:
Crucifixos, Capas pretas, maquiagem preta contrastando com a pele branca (usar pó), olhos em realce e botas. Se você preferir, use lentes de contato ou roupas de couro. Mas atenção: cabelo pretão é exigência.
 




Bandas que adotam o visual Dark:
Cradle of Filth, Type O Negative, Mercyful Fate, Immortal...


2) Rockeiros das antigas

Quando tudo começou, a coisa era muito diferente! O visual dos rockers era bem mais comportado... E VIVA AO TERNINHO!





3) Glam Rockers

Glam vem de glamour... uau! Conclusão, hein? Os Glam rockers são as espécies mais raras do rock n´roll. Primeiro lugar: é muito difícil ser glam e segundo: as bandas desistiram de ter um visual diferente e hoje em dia se vestem como qualquer paraíba que você vê nas ruas... Difícil? Pra caramba! Tem que ter uma super personalidade e não ligar para os preconceitos... dê uma sacada:

Itens indispensáveis no visual de um glam rocker:
Batom, blush, delineador, luvinhas, laquê, pulseiras, brincos, pluminhas, calças justas, estampas de onça ou qualquer outro bicho, bastante cor-de-rosa, sapatos de bico fino, poses e pelo menos duas mulheres semi nuas ao lado .








Bandas que adotam o visual Glam:
Poison, Pretty Boy Floyd, Tigertailz, Cinderella, Faster Pussycat....


4) Grunges

Filhos de Kurt Cobain, os grunges surgiram nos anos 90 usando um visual bem mais simples do que o de costume nos anos 80.

Itens indispensáveis no visual de um grunge:
Calças rasgadas ou bermudas até a canela, tênis all star, camisa de flanela, cabelos bagunçados








Bandas que adotam o visual Grunge: 
Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Silverchair, Foo Fighters, Mudhoney...


5) Posers

Os Posers normalmente são os que mais fazem sucesso com a mulherada e pelo menos metade das bandas dos anos 80 tinha posers do comando. Também são raros hoje em dia, mas se você procurar, acha :)

Itens indispensáveis no visual de poser:
Bandana, cabelão, toneladas de pulseiras, calças de couro ou jeans justo rasgado, correntes, lápis no olho e ás vezes até um brilho labial, sapato de bico fino, tatuagens...




 
 




Bandas que adotam o visual Poser: 
Guns N Roses, Skid Row, Motley Crue, Extreme, White Lion, Danger Danger, Bon Jovi, LA Guns, Aerosmith, Firehouse...


6) Punk Rockers

Final dos anos 70: um bando de malucos resolve sacudir o rock! Cheeeeega de solos complicados, cheeeeeega de músicas longas e bem trabalhadas! O lance agora era fazer um som simples e de coração, pra pura diversão ou protesto.

Itens indispensáveis no visual de um punk:
Cabelo moicano (verde ou roxo de preferência), correntes, calças de couro MUITO apertadas ou jeans rasgado, pulseiras de "spike" e um medalhão "anarchy" no pescoço... Mas lembrem-se: se você é da vertente Ramone, um calça jeans apertada e uma jaqueta de couro são suficientes!






Bandas que adotam o visual Punk: 
Sex Pistols, Ramones, The Clash...

 

História e Origem do Rock


História do rock  - o “ar “ dos rockeiros

o rock’n’roll é música negra. Como o blues, o samba e o hip hop, o rock nasceu da escravidão e tem suas origens na migração forçada de milhões de africanos, que foram tirados de suas aldeias e jogados em terras estranhas. Todos esses gêneros musicais têm duas características comuns, herdadas da África: a primeira é a predominância de uma base rítmica constante e repetitiva; a segunda é a utilização da música de uma forma emocional e espiritual. Nas colheitas de algodão dos Estados Unidos, os escravos cantavam para celebrar sua espiritualidade e seus ancestrais. Também cantavam sobre as mazelas da escravidão, estabelecendo assim uma relação direta entre sua música e a realidade social. O rock herdou essa capacidade de radiografar o presente.

Na época, a sociedade americana começava a abandonar preconceitos seculares. De uma certa forma, a explosão do rock simbolizou uma América nova, mais liberal, próspera e livre das dificuldades econômicas do pós-guerra. Adolescentes brancos começaram a curtir uma música antes relegada a salões de baile nos bairros negros e pobres.
 
 
A Origem
 
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.
            O rock na década de 1950 : primeiros passos
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.
O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.
A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a 
Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.
O rock nos anos 70 : disco music, pop rock e punk rock
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.
Anos 80 : um pouco de tudo no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.
Anos 90 : década de fusões e experimentações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.
O Rock no Brasil
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.



 
 

Entrevistas

Fizemos uma entrevista com dois “tipos” de roqueiros para que vocês possam entender melhor algumas diferença entre eles. ( Ficou em dúvida sobre oque é “tipos de roqueiros”? CLIQUE AQUI )

Entrevista com um poser e um punk rocker :

“O que é ser roqueiro? “

Poser:  “ Está pergunta é irrespondível O.O “

   Punk Rocker :  Ser roqueiro (a) não é a roupa que você veste, e sim o jeito que você pensa e as músicas que você ouve, claro. Porém não adianta por*a nenhuma você ouvir   rock o dia todo e não se importar com o que acontece a sua volta, julgar os outros sem antes conhecer e outras babaquices do tipo.”

“Como você percebe o jeito que a sociedade te vê ? “

Poser : “eles tem muito preconceito, acham que todos somos ‘vagabundos’, e anti-cristo,nem todos acham isso, mas a maioria ... minha mãe acha,haha”

   Punk Rocker: ( responde com algumas frases da música “aloha” do legião urbana ) :

“Será que ninguém vê o caos em que vivemos, os jovens são tão jovens e fica tudo por isso mesmo”

“Todo adulto tem inveja dos mais jovens”

“… não há ninguém para ajudar, a explicar porque que o mundo é esse desastre que ai está”

"Você acha que - gostar de rock - é uma fase ?"
Poser : “depende, pra algumas pessoas é, principalmente na adolescência que os jovens são mais rebeldes”
Punk Rocker : “ Ok, eu tenho 16 anos, talvez daqui a uns 5 eu não seja mais tão alucinada a ponto de chegar 10 horas antes no local de um show para ficar lá na frente, mas eu não vou ter vergonha de contar que eu já fiz isso!
Por mais que seja difícil admitir, eu provavelmente vou mudar muito ainda as minhas opiniões, e essa fase “roqueira revoltada” pode passar…Mas pode não passar também, existe sim essa possibilidade.
A questão é O ROCK NÃO É SÓ UMA FASE, o rock é a parte melhor de uma fase!”




E ai , perceberam as diferenças e as semelhanças entre essas duas ramificações de roqueiros ?


Agradecimentos :

          

                                           

A “Punk Rocker” Samara -16 anos                      
          O “poser”  Vitor  – 15 ano